16 fevereiro 2009

Há algo de podre no reino da Dinamarca... ou "Falar é de graça, agora, provar, que é bom, custa caro..."

Na revista Veja desta semana, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) deu uma entrevista ácida sobre seu próprio partido e o legislativo federal, onde era difícil separar indignação sincera do desencanto ou de rancores internos.

Seria potencialmente uma bomba, se não fosse por um detalhe: Jarbas não acusa ninguém nominalmente, nem faz menção direta a provas. Será que alguém vai colocá-lo contra a parede e exigir nomes, provas e cabeças? Assim como fizeram com o Roberto Jefferson? Ou apenas ouvimos mais um eco do aforismo popular: "político não presta, é tudo igual"?

Fiquem com o excelente texto de Fernando Rodrigues para a Folha de São Paulo de 16/02/09.


# # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # # #

FERNANDO RODRIGUES
Os fatos, por favor, Jarbas

BRASÍLIA - Até jornalistas com todas as dificuldades imagináveis às vezes conseguem demonstrar atos de corrupção na esfera pública. O que dizer da capacidade de um político duas vezes governador do Estado de Pernambuco, da elite do PMDB e hoje titular de cargo de senador da República?
Trata-se de Jarbas Vasconcelos, integrante da ala ética (sic) do mundo maravilhoso peemedebista. O político pernambucano vocaliza opiniões minoritárias na sigla. Seu azedume aumentou nos últimos tempos. "Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção", disse ele a Otávio Cabral, em "Veja".
Em Brasília e em política quase tudo se sabe. Quem dera os jornais pudessem sair por aí apontando dedos para quem se parece ou se comporta como corrupto. Faltaria papel e tinta. Para o bem ou para o mal, estamos obrigados a revelar fatos e provas quando alguma acusação é publicada. Sem esse tipo de escrúpulo, Jarbas não quis especificar qual é essa tal "boa parte do PMDB" ligada à corrupção.
Inimputáveis, congressistas falam o que lhes vêm à telha. Jarbas é bem informado. Lembro-me dele há 20 anos, em 1989. Em conversas de bastidores me dizia por que Ulysses Guimarães era uma escolha difícil como candidato peemedebista a presidente. Ulysses perdeu feio, traído pelo partido. Jarbas poderia apresentar fatos.
Suponho que ele os tenha. Demonstraria como é e quem pratica corrupção dentro do PMDB. Faria bem à democracia se oferecesse ao público informações objetivas.
Sem dados concretos, sua valentia retórica vale pouco. Só serve para validar a percepção nefanda e equivocada de que "todos os políticos são ladrões". Sem provar suas acusações, Jarbas também patrocina uma festa no céu para os corruptos. Dá a eles a chance de se mostrarem indignados em público enquanto festejam em privado.

frodriguesbsb@uol.com.br

13 fevereiro 2009

Aniversário no Barnaldo

Hoje à noite no Barnaldo Lucrécia, comemoro junto com o Serginho meu aniversário (que vai cair no dia 21, sábado de carnaval, quando vou estar em.... ILHABELA!!!)
Aqui vai um aperitivo do som muito legal que rola lá - Eraldo Basso:

Epilepsia

Epilepsia é uma condição clínica caracterizada por um distúrbio neurológico que se repete: as crises convulsivas ou convulsões. Apesar do imaginário cotidiano trazer sempre a relação entre cenas violentas de pacientes se debatendo e salivando incontrolavelmente, a convulsão pode ser um evento bem mais discreto, como um repuxar de lábios ou um jogar para frente da cabeça. Pode ocorrer mesmo com musculos lisos (das alças intestinais, por exemplo) e pode também ter manifestações não motoras, como alucinações visuais, olfativas ou táteis. Pode haver simplesmente cefaléia (dor de cabeça) ou astenia (dor no corpo). Pode haver ausência, quando o paciente parece que "congela" por alguns momentos.


Basicamente, acontece uma falha na condução elétrica do cérebro, seja por problemas anatômicos ou químicos. Às vezes, não detectamos problema nenhum.


Comparando o nosso cérebro a um aparelho elétrico/eletrônico, é como se ele entrasse em "curto-circuito". Esse curto pode ocorrer porque as vias de condução do estímulo elétrico estão prejudicadas (um sangramento no cérebro ou um tumor, por exemplo) ou podem acontecer porque derramaram coisas sobre os circuitos que não deveriam estar ali (intoxicação por algumas substâncias, infecções, etc). Em outros casos, não há nada de errado com o circuito, mas o "CHIP" que controla as descargas elétricas pode ficar desrregulado, mandando impulsos elétricos irregulares e fortes, o que pode desencadear crises, momentaneamente (com na febre alta em crianças que tem história de convulsão febril, por exemplo)ou em definitivo(foco epiléptico).


O que caracteriza a convulsão e nos permite seu correto diagnóstico é justamente a alteração do ritmo elétrico habitual do encéfalo (verificado através de um exame chamado de eletroencefalograma - EEG) associado a uma manifestação clínica suspeita no mesmo momento.


A mais comum é a convulsão tônico clônica, caracterizada por movimentos repetitivos e/ou espasmos, discretos ou bruscos.


Estas crises podem ser generalizadas (quando tomam conta do paciente por completo) ou parciais (só o lado direito do corpo, ou só um repuxar de lábios, por exemplo). A duração é variável: de poucos segundos a vários minutos.

Veja os vídeos abaixo



Neste caso, podemos observar os espasmos repetitivos (movimentos tônico-clônicos), eversão ocular (virar os olhos) é comum; sialorréia (salivação incontrolável) também; pode haver liberação de esfíncteres (perda involuntária de fezes ou urina). O mais característico é que o paciente perde totalmente o contato, a comunicação com as pessoas ao redor, e não reage à dor.

Devemos colocá-lo deitado sobre o lado esquerdo do corpo, garantir que ao seu redor não haja riscos de que ele se machuque (derrubando um abajur, por exemplo), e procurar ajuda.

Pode durar de poucos segundos há vários minutos, e após, é frequente o paciente ficar torporoso, sonolento, ou irritado e com dor de cabeça, dor no corpo.

Às vezes, basta combater a causa (abaixar a febre ou drenar um sangramento), mas muitas vezes, é preciso usar uma medicação anti-convulsivante, como um benzodiazepínico, para abortar a crise.

O vídeo abaixo ensina o que fazer se você presenciar uma crise convulsiva.

Ilhabela a pedidos...

Atendendo a pedidos... Ilhabela e o show de imagens que é mergulhar lá! Clique nas fotos para ampliar.

Para quem quiser ver mais fotos deste fantástico ponto de mergulho a poucas horas de Sampa, visitem a galeria da operadora Colonial Divers!

Galeria de fotos no Picasa

Operadora Colonial Divers






11 fevereiro 2009

Helô, Mergulho e Tentações

Aí me vem a Helô e compra a edição 151(FEV/09) da Revista Mergulho.

Jubartes em águas cristalinas, naufrágios e mais naufrágios, um guia de Bonaire...

Ah, se eu pudesse adiantar o tempo e trazer o carnaval logo pra mergulhar em Ilhabela... A tentação era largar tudo e ir pra lá, agora! Aliás, ontem!

Brinquedinhos novos

Vou passar o carnaval mergulhando em Ilhabela - com muito sol, se Deus quiser!
Os mergulhos lá são muito legais, e na minha última passagem, no feriado do Natal, fiz apenas snorkelling. Ainda assim, foi fantástico e consegui encontrar lugares com muito mais vida, muito mais interessantes que o mergulhinho guiado, meia-boca, ali na Ilha das Cabras. Foram Frades(ciliares), Peixes-Papagaios, Trombetas, Góbios (coloridos), Tartarugas (grandes), Lagostas, Nudibrânquios (gigantes), Moréias Verdes, Parus, Mussuns...



Das outras vezes, pude registrar muito mal os mergulhos, pois usei câmeras muito amadoras, sem os acessórios corretos, e sem nenhuma técnica sobre como fotografar no mergulho. Hoje, aprendi bastante sobre fotosub e seus segredos. E dessa vez, resolvi me preparar melhor meus equipamentos; Adquiri uma Sony DSC-W300 de 13.6 Megapixels, com ISO até 3200, modo foto-subaquática, para compensação de cores... E também uma caixa estanque MPK-WD, para até 40m de profundidade, própria para a máquina:




Alguém me segure...

Eritropoetina(EPO): Neuroproteção

Estou escrevendo uma revisão de literatura obre o tema acima, mais precisamente no grupo dos recém-nascidos, e estou bem empolgado com o que estou aprendendo. Deixa eu dividir com vocês!!!

Esta é a Eritropoietina, ou EPO, em uma visão 3D de sua estrutura molecular:



A EPO é usada há muitos anos para combater a anemia grave em situações especiais, como pacientes com insuficiência renal ou com câncer. Alguns a utilizam para corrigir a anemia do bebê prematuro nos primeiros dias/semanas de vida. E recentemente, ela estava nos noticiários já que atletas de ponta estavam usando esta substância como "doping", para aumentar o número de células vermelhas e favorecer a oxigenação dos músculos, diminuindo os efeitos da fadiga no exercício físico, tanto de explosão (100 metros rasos) como de resistência (ciclismo/maratona).

Há pouco mis de 15 anos, começaram a surgir evidências, reunidas de pesquisas independentes, de que a EPO teria uma função interessantíssima: um efeito protetor, anti-inflamatório, quando usada em altas doses, sobre o sistema nervoso. O interesse em tais propriedades foi imediato, considerando o número grande de casos de derrame cerebral (AVC), doenças infecciosas do sistema nervoso central, e casos de asfixia perinatal (falta de oxigenação adequada provocando lesão no cerébro do recém-nascido). Neste último caso, o sofrimento dos pais e da criança é grande... O cérebro do recém-nascido é muito sensível, e pequenas injúrias podem trazer graves consequências. Os pais aguardavam 9 meses por um bebê saudável e devido a um problema de saúde, terão que aprender a lidar com o sofrimento de uma criança com paralisia cerebral ou surdez, cegueira, retardo mental ou mesmo problemas comportamentais/psicológicos.



A idéia dos pesquisadores é que a eritropoietina, quando administrada diretamente no sistema nervoso central, seja via coluna(injeção no espaço raquimedular) ou diretamente no cérebro(com uma punção no ventrículo cerebral, através da fontanela ou "moleira"), ela poderia parar ou mesmo reverter os efeitos negativos da inflamação que se instala nas primeiras horas após uma asfixia neonatal.




Já existem vários estudos com cobaias; Os resultados conseguidos são excelentes, e o efeito neuroprotetor da eritropoietina já está mais que estabelecido em animais recém-nascidos que sofreram asfixia perinatal.



Esta é a Dra. Sandra Elizabeth Juul. Ela e seu grupo de pesquisadores comandam em Seattle, nos Estados Unidos, uma importante e promissora pesquisa sobre os efeitos neuroprotetores da eritropoietina no sistema nervoso central dos recém-nascidos.
O passo atual é conduzir o estudo em humanos.

Vamos torcer por bons resultados, ok?

01 fevereiro 2009

Não jogue seu lixo sobre os outros...


Momento auto-ajuda: não repita o erro deste idiota que vos escreve.

Às vezes a gente tá estressado, chateado, sobrecarregado, de saco cheio, com os nervos à flor da pele, enfim: carregando muito lixo por dentro.

Nessas horas, faça um grande favor a todos: não descarregue seu lixo sobre os outros. Cuidado em especial com as pessoas mais queridas - são mais íntimas e nos deixam mais à vontade, inclusive para destilarmos nossa ira sobre eles sem pensar.

Pare um pouco, nem que seja por 5 minutos e pense em tudo de ruim que vc está sentindo, dê um nome a cada sentimento ruim, e em seguida pense nas coisas e pessoas que vc mais gosta. Realize primeiro uma troca mental, e em seguida, materialize este exercício: ligue para quem vc ama, para o seu colo preferido, faça algo de que você realmente gosta.

Recicle o seu lixo, não sai descarregando ele sobre as pessoas...

Lennon is regreting for hurting the one he loves

Atualizações nos Planos 2009

Planos para 2009:

- Mestrado - vamos aos finalmentes... pagar 3 matérias e terminar a pesquisa...
- Viajar... Ilhabela no Carnaval e Noronha talvez em outubro/novembro...
- Casar... em 2 de maio de 2009, na igreja; já casei no civil em 28 de junho de 2008.
- Me mudar para ARACAJU... Finalmente!!! Vou fazer concurso público para a Secretaria de Saúde do Estado, em Março, e o plano é me mudar no máximo em Julho!!!
- Talvez... Talvez... Abrir um negócio em Aracaju (ainda estou estudando com a Helô qual o melhor investimento...)
- Fazer um passeio ou viagem de bike com a Helô.

Contagem regressiva



Ok, já defini que Julho é o limite para São Paulo em minha vida. E se o destino quiser, ainda adianto esse prazo!!! Não vejo a hora de mudar pra Aracaju, e já estou até riscando os dias no calendário;

Em Abril tem uma prévia, vou a Aracaju para ver empregos e quem sabe já procurar um cantinho pra morar...



Lennon is dreaming about japanese food, green eyes, blondie hair and vanilla+strawberry smelling skin...