15 agosto 2006

Vota Brasil

Começou o horário político eleitoral gratuito.

Primeira crítica - esse negócio de tempo proporcional ao tamanho da bancada de cada partido é mais uma desvirtuação fisiologista que só beneficia quem está no poder e na verdade é antidemocrática, porque dá mais pra quem tem mais, e não para quem precisa mais - isso parece até a estrutura socioeconômica viciada deste país... Sou favorável a que cada candidato ou partido tenha igual tempo na TV, que poderia ser de exatos 5 minutos. Mas só funcionaria após a reforma partidária, afinal, se cada partido lançasse 1 candidato, iam cancelar o bom dia brasil, ninguém conseguiria ver nem o depoimento no final de páginas da vida.

Deus Salve a TV a cabo. Lá não temos horário eleitoral.
Morte à TV a cabo. Acabo de perceber que também não temos muitas alternativas interesantes no mesmo horário. Simpsons na FOX, talvez?

Esse ano a eleição para presidente tem que ficar em segundo plano. PSDB e PT se portam como dois adolescentes de classe média recém - ingressos na universidade: Um posa de esquerda social, outro de social democrata, ninguém faz nada além do populismno no social, mas no fim são dois filhinhos de papai que estudaram no mesmo colégio particular e frequentaram as mesmas baladinhas e até beberam juntos em alguns momentos da história. Talvez um tenha apanhado mais da vida (mas também soube ser vergonhosamente Gérson - levando vantagem em tudo, quando a vida lhe ajudou a subir). Já o outro sempre foi trabalhando nas empresas do papai, sempre teve meio a vida ganha, e muita vezes foi fisiologista, clientelista, passou longe do social e foi displicente.

Não estou muito bom de metáforas, estou?

Mas coloquei a eleição presidencial em segundo plano porque na atual situação política nacional, o Congresso Nacional é quem merece nossa maior atenção. Fico com o Ziraldo: "Congresso Nacional: não reeleja ninguém!!!"

Nenhum comentário: