Depois de 4 meses em Aracaju, tendo deixado tudo para trás em Sampa, achei que estaria em melhor posição a esta altura do campeonato... Mas pelo visto, eu estava mal acostumado com os bons empregos em SAMPA e sonhando alto, iludido com promessas bonitas que me foram feitas. A mordida de impostos e taxas na cooperativa de pediatria é alta! Principalmente porque eu recebo os pagamentos de honorários dos convênios médicos indiretamente - ainda não estou credenciado junto aos planos de saúde. Aí incide um percentual alto de descontos. Também ainda não estou fazendo um livro-caixa, o que poderia diminuir os impostos que eu pago.
Problema: estou recebendo beeeeeeem menos do que eu imaginava. Não bastassem os 3 meses iniciais de pindaíba (já que as remunerações de convênios só são mesmo pagas após 3 meses do atendimento), quando eu achava que iria receber bem, vem uma grana 25% menor que o esperado... Para piorar, estamos na iminência de encerrar as atividades da cooperativa frente ao pronto-socorro de um dos maiores hospitais privados da cidade, onde tenho muitos horários e que me diminuiria ainda mais os ganhos.
As contas estão cabendo EXATAMENTE dentro do orçamento, e o sonho de juntar mais grana, já que o custo de vida é menor, e junto com a minha esposa, me capitalizar para um negócio próprio no futuro, está adiado...
Solução: procurar novas fontes de renda. De preferência que sejam não variáveis e seguras; ou não declaráveis, para minorar a mordida dos impoostos.
Opção 1 - Clínicas populares - comecei a trabalhar todas a manhãs numa clínica popular, com consultas a preços acessíveis; o início teve movimento fraco, vamos ver o que me acontece a seguir.
Opção 2 - Pegar mais plantões pela cooperativa - desgastante, e quase impossível fazê-lo sem ficar longe da Helô (sábados/domingos/etc);
Opção 3 - Investir no consultório - fora de questão, pois até me credenciar junto aos convênios médicos e começar a ter retorno financeiro, levarão meses, até um ano inteiro.
Opção 4 - Resgatar os vinculos com a prefeitura - sou concursado para dois cargos, mas declinei da convocação, à época, pelos compromissos em sampa. Hoje descobri que é possível aproveitar a minha posição e talvez conseguir 2 empregos que se não me pagam de maneira justa pela carga de trabalho, são uma fonte certa de renda suficiente para a minha tranquilidade financeira.
E agora, José?
Aguardem! As cenas dos próximos capítulos prometem!!!